A escolha do nome de domínio adequado é o primeiro passo para criar uma presença online com uma identidade forte, reconhecível e associável á qualidade da sua marca, servidos ou produtos. O seu nome de domínio é a referência online para estabelecer contato com seus clientes e visitantes.

A abordagem ao nome de domínio deve ser feita como se faz com a identidade de uma marca. O nome de domínio deve ter um propósito, clareza e personalidade, além de simplicidade e relevância. Se o nome de domínio for o de uma marca, esta já foi pensada dessa forma, basta usar (deve ter atenção e verificar a disponibilidade do nome de domínio antes de escolher o nome de uma marca.
O nome de domínio é essencial, mas também tem de criar uma presença na web que se destaque pelo qualidade, profissionalismo e facilidade de uso.

Critérios fundamentais para a escolha do nome de domínio:

  • Ser relevante e único
  • Ser curto e memorizável
  • Efetue testes sobre a sua ortografia. (Diga simplesmente o domínio a amigos e peça para o escrever sem ajudas)
  • Evite os nomes que incluam marcas registadas

Um nome de domínio bem escolhido, tem várias vantagens, das quais destacamos:

  • Demonstração de criatividade
  • Atingir um nicho de mercado
  • Tem influência nos resultados de pesquisa
  • Pode facilitar a transmissão boca a boca

Por vezes em projetos de ecommerce mais ambiciosos, são criados domínios específicos, por vezes cuja intensão é vender apenas um produto, serviço, ou gama reduzida, retirada de um leque maior de produtos e serviços. Além disso também são usados websites temáticos sobre a temática do que se pretende comercializar e que apontam para os websites de venda. Com esta abordagem o que se tem por vezes é um portfolio de domínios e conteúdos especializados de modo a conseguir obter o maior numero de visitantes possíveis, e apresentar ao cliente a sua melhor escolha sem outras distrações.