As lojas online são sistemas de comércio eletrónico, também referido por ecommerce,  que permitem vendas mediadas por redes telemáticas. Dito de outra forma, as lojas online são pontos de venda onde se pode comprar, ou subscrever, produtos ou serviços, que estão disponíveis na da World Wide Web.

Esta forma de comércio tem algumas vantagens face ao tradicional. As decisões de compra podem ser tomadas a qualquer hora. Os limites geográficos dos negócios são expandidos para além do âmbito local.

Também aumenta o potencial do comércio local, mesmo quando a transação não acontece online, porque dá acesso a uma montra que permite conhecer e avaliar as características e os preços dos produtos e serviços que são posteriormente adquiridos na loja física.

As lojas online podem ser de vários tipos, por exemplo considerando os intervenientes no mercado:

  • B2C, Empresa para consumidor
  • B2B, Empresa para empresa
  • E2C, Consumidor para consumidor
  • Sistemas mistos, onde empresas e consumidores podem ser vendedores e compradores.

Estes sistemas de vendas estão disponíveis num conjunto de paginas web, agregadas num website que responde num nome de domínio especifico, que fornece as funcionalidades especificas para efetuar transações comerciais online, são chamadas de loja online, ou loja virtual, e enquadram-se no ecommerce.